Sagarana Lab

Laboratório de Herpetologia

UFVF

A Coleção de Herpetologia da UFV campus Florestal (UFVF) recebe rotineiramente exemplares testemunhos de estudos científicos e para fins de licenciamento ambiental provenientes de diversas regiões do Brasil. Nosso acervo é composto pelas coleções de anfíbios, girinos, répteis e tecidos.

Curadoria

Dr. Felipe S. F. Leite (colecaoufvf@gmail.com)


Para projetos que necessitem de carta/declaração de aceite de material o depositante deverá, após indicar se está vinculado à empresa ou instituição de pesquisa, preencher o formulário. Após análise e aprovação pelo curador a declaração será enviada por e-mail.





















Li e aceito as normas para declaração de aceite, depósito, consulta, empréstimo e doação de material.















Li e aceito as normas para declaração de aceite, depósito, consulta, empréstimo e doação de material.

Voltar para Coleção

O depositante deverá enviar a planilha de tombo padrão UFVF para curadoriaufvf@gmail.com, antes de encaminhar o material para a coleção. Observe que os arquivos Excel contêm quatro planilhas (anfíbios, girinos, répteis, tecidos).

Espécimes de répteis e anfíbios (adultos e jovens) devem ser enviados à UFVF, devidamente fixados, etiquetados individualmente (número do coletor ou do projeto) e conservados em álcool 70%.

Recomendamos e encorajamos que sejam retiradas amostras de tecido de todos os indivíduos coletados. Tecidos devem ser conservados em álcool 100%, ser acondicionados em microtubos tipo eppendorf e identificados com número do coletor do espécime referência.

Girinos devem ter sido fixados e conservados em formol 10% e estar separados em lotes identificados com número do coletor (conjuntos de indivíduos da mesma espécie/morfoespécie, coletados na mesma data e local). Os lotes devem estar acondicionados em tubos do tipo Falcon de 15 ou 50 ml.

O rótulo com o número do coletor dos tecidos e dos lotes de girinos devem estar dentro do frasco, em papel vegetal de maior espessura ou papel cartão escritos com tinta nanquim, uma vez que o papel vegetal não deve ser usado em impressoras, pois com o tempo a tinta se solta. Não deixar informações escritas diretamente na tampa ou no frasco, tampouco colar etiqueta ou qualquer tipo de papel fora do frasco.

O acervo UFVF poderá ser consultado mediante solicitação e agendamento prévio informando motivo e data pretendida por meio de e-mail (curadoriaufvf@gmail).

Empréstimos e doações serão permitidos a instituições de pesquisa mediante contato prévio via e-mail (colecaoufvf@gmail.com). Para estudantes, os empréstimos serão feitos em nome do orientador/supervisor.

EN | BR